sábado, 28 de maio de 2011

Sabedoria é a coisas principal

"Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não se esqueça, nem se afaste do que eu digo. Não abandone a sabedoria, e ela protegera você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. A sabedoria será para você como um enfeite, como se fosse uma linda coroa." Provérbios 4.5-9

O rei Salomão nos estimula a "conseguir sabedoria" porque ela é essencial. Ele também nos manda "conseguir... compreensão". A sabedoria é o conhecimento da verdade e de como aplicá-la em qualquer situação, enquanto a compreensão é o conhecimento formado pela sabedoria e pelo discernimento. As palavras "sabedoria", "sábio" e "compreensão" aparecem mais de 140 vezes em Provérbios.


A busca pelo conhecimento por si só não produz nada mais do que dados, um amontoado de fatos inúteis para nós, se não os aplicarmos corretamente em nossa vida. A sabedoria deve ser então, nossa prioridade, ao invés de conhecimento, pois o conhecimento sem sabedoria e compreensão é inútil.

Provérbios 9.10 diz: "Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas". Sem um respeitoso temor e conhecimento do Criador do Universo, não há sabedoria ou compreensão. E é por isso que o Salmo 14.1 afirma: "Os tolos pensam assim: 'Para mim, deus não tem importância'". Aquele que teme e respeita o Senhor é considerado sábio, enquanto aquele que nega é tolo. Alcançamos a sabedoria por meio de nosso relacionamento com Deus, porque ela aumenta à medida que nos aproximamos do Senhor; e nosso relacionamento com ele se aprofunda à medida que começamos a conhecer a sua natureza e seus caminhos. Então, respeite e honre o Senhor, suas repreensões, instruções e avisos com humildade, sabendo que daí vêm a sabedoria e a compreensão. O resultado final será paciência, o discernimento, a generosidade, a prosperidade e a proteção.

"Feliz é a pessoa que acha sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as jóias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia as pessoas com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida." Provérbios 13.13-18

"Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o Senhor Deus lhes dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha." Provérbios 13.21-26

Aqui gente é a sabedoria falando um pouco do que ela é:

" 'Eu sou a sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo. Temer o Senhor Deus é odiar o mau. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas. Faço planos e ponho em prática; tenho inteligência e sou forte. Eu ajudo os Reis a governarem e os governadores a fazerem boas leis. Os governadores governam com minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra. Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha. Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça. O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura. Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça, dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.' " Provérbios 8.12-21
Leiam, se quiserem, o texto completo de Provérbios 8, é muito legal e também muito bom se você tem duvidas sobre a sabedoria.


Isso tudo que lemos de prosperidade e riquezas são consequências da sabedoria, a gente só vai alcançá-las quando nós renunciarmos coisas que satisfazem os desejos de nossa natureza humana.

É isso aí Galley Of Jesus, vamos seguir ao nosso rei com força e alegria.


Abraço a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário