sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fé em tempos difíceis

 Se não fosse possível vencer as barreiras impostas pelo próprio homem, Daniel não teria feito nem a proposta para guarda, como descreve o testo a seguir:
"Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que avia resolvido. Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele. Mas Aspenaz tinha medo do rei e por isso disse a Daniel: Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados. Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, de Ananias, de Misael, e de Azarias. Daniel disse a ele: Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias dê-nos somente legumes para comer e água para beber. No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser. O guarda concordou e durante dez dias fez a experiência com eles. Passados os dez dias, os os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Aí o guarda tirou a comida e o vinho que deveriam ser servidos aos quatro jovens e só lhes dava legumes para comer."  Daniel 1.8-16.  
   Daniel sabia como era ficar firme na fé, mesmo quando as circunstâncias tornavam isso difícil, até mesmo envolvendo risco de morte na situação.
   Como um jovens judeu, ele tinha sido instruído na Palavra de Deus e nos seus caminhos, aprendendo a exercitar sua fé num tempo onde as coisas eram mais fáceis. Mas, quando chegou a hora de sua fé ser testada, Daniel ficou firme, crendo que Deus estaria com ele. Não crendo que Deus PODERIA estar com ele, mas ESTARIA com ele, ele teve muita fé, deixou que Deus fosse sua base, sabendo que Deus é fiel não importa a sircunstância, porque pra Deus nada é difícil, mas ele nos da o livre arbítrio de escolher ou não sua ajuda, quando a gente deixa ele agir, ele age.
   A vida de Daniel é um exemplo pra todos nós. Ao estudar o livro de Daniel, vemos que viver como Deus quer que vivamos significa mostrar nossa fé em tempos de adversidade. E isso significa que, mostrar nossa fé, serve tanto para nós aperfeiçoar, como pra tornar nossa fé mais firme, provar para o diabo que podemos ser firmes e vencer o mundo carnal, mostrar para as pessoas em volta de nós que Deus está com a gente, e Ele age em favor daqueles que o temem e o amam. Tendo Daniel, como exemplo, vemos que é possível permanecer firmes em padrões corretos, apesar da pressão para pecar. Deus nos dará meios para escapar sem que tenhamos que desistir de nossa fé quando somos ameaçados por perseguições, lembre-se de que Deus não coloca você onde não há saída, Ele sempre tem uma porta pra você, Ele não permite que você enfrente algo que não irá suportar e cair, só caímos quando não seguimos a alternativa que Deus nos dá. Devemos crer, assim como Daniel, que Deus mostrará sua proteção e nos dará sabedoria por meio de "alternativas criativas" nesses tempos de dificuldade.
   Assim, nesses dias de que se abre mão do que é moral (como o casamento por exemplo, onde casamento, para o mundo, não tem o mesmo sentido do casamento que Deus criou para um homem e uma mulher), se recuse a ir junto com a multidão para praticar o mal e adorar falsos deuses (Daniel 3.12). Em vez disso, viva de um modo em que nenhuma acusação (exceto a do seu comprometimento com a fé) possa ser feita contra você (Daniel 6.4-9). Continue a praticar suas convicções, mantendo a consciência limpa por meio de uma vida irrepreensível.






                                                                                                Lucas Külkamp